Mostrando postagens com marcador Windows. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Windows. Mostrar todas as postagens

11 de out. de 2013

Mover pastas compartilhadas no Windows Server

Esse manual é baseado na necessidade de migração das pastas compartilhadas em um servidor devido a instalação de um novo HD.

O processo necessita de 2 passos importantes: Cópia dos arquivos trazendo as permissões de segurança do windows e em seguida alterar os parâmetros das configurações de compartilhamento no registro. Segue os passos:

   1.  Cópia dos arquivos:
      1.1.  Abrir o prompt de comando como administrador



      1.2.  Executar o comando xcopy com os parâmetros necessários:



   2.  Entre no registro do windows e acesse o menu:
      2.1.  Computer > HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Services > LanmanServer > Shares



Clique com o botão direito em cima da entrada Publica e altere o caminho da pasta para o novo local.





28 de jun. de 2012

Webcasts técnicos Microsoft

Tema: Novidade do Windows Server 2012 
Data: 02/07/2012 
Horário: 20:00 
Palestrante: Daniel Donda (@danieldonda) 
Inscrição:https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032515938&Culture=pt-BR

Tema: Conhecendo o Windows Intune 3.0 e suas novidades
Data: 04/07/2012
Horário: 20:00
Palestrante: Jorge Barata (@jbarata)
Inscrição:https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032515941&Culture=pt-BR

Tema: Planejando corretamente o Forefront TMG
Data: 05/07/2012
Horário: 20:00
Palestrante: Uilson Souza (@usouzajr)
Inscrição:https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032515944&Culture=pt-BR

Tema: Novidades do Hyper-V 3
Data: 06/07/2012 

Horário: 20:00
Palestrante: Francisco Ferreira (@ferreirafco)
Inscrição:https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032515947&Culture=pt-BR

11 de jan. de 2012

UltraVNC no Windows 7 com CTRL+ALT+DEL habilitado na tela de logon

Uma bronca enfrentada aqui no trabalho é a atualização do parque de computadores que estava sofrendo com resistência da equipe de suporte (Eu) quanto a migração do bom e velho Windows XP para o Windows 7. Vários problemas aconteceram no início e nesse meio tempo de migração das estações e um deles é a utilização de uma ferramenta de suporte remoto que auxilie o suporte aos colaboradores. Basicamente nosso problema era achar uma versão do VNC que rodasse no windows 7, achamos: UltraVNC 1.0.9.6.1 (Versão mais recente). Depois descobri que nos moldes de instalação padrão que utilizávamos o UltraVNC (Como serviço) ele simplesmente não habilita o velho CTRL+ALT+DEL na tela de login. Depois de pesquisar no fórum do UltraVNC e outros similares acabei achando uma solução que até agora está sendo definitiva, vamos a ela:


>> Habilitar permissões de Softwares


Primeiro digite gpedit.msc e execute




Acesse o menu Configuração do Computador > Modelos Administrativos




Componentes do Windows



Opções de Logon do Windows





Clique duas vezes sobre “Desabilitar ou habilitar Sequência Segura de software”




Marque a opção “Habilitado” e em seguida selecione “Serviços e aplicativos de Fácil Acesso” em Definir que software pode gerar a Sequência Segura



>> Instalando UltraVNC

Clique duas vezes sobre o instalador do UltraVNC




Clique em executar nos dois próximos avisos de segurança





Siga as opções padrão da instalação







Altere o caminho de instalação para C:\UltraVNC




Selecione a opção “UltraVNC Server Only” (Para o caso das estações clientes)






Marque a opção “Download the mirror driver”



Inicialmente vamos instalar como aplicação, depois das configurações pós-instalação vamos configurar o UltraVNC como serviço






>> Configurações adicionais


Dentro das pasta em que foi instalado o UltraVNC clique com o botão direito em “winvnc” e em seguida clique em propriedades




Vá para a aba “Compatibilidade” e clique no botão “Alterar a configuração de todos os usuários”




Marque a opção “Executar este programa como administrador”


 Clique em “Aplicar” e “OK”


Agora clique duas vezes sobre “winvnc” para iniciar o programa e clique em “Sim” na tela de confirmação




Agora informe a senha de acesso do UltraVNC e clique em “OK”




Para finalizar clique com o botão direito sobre o ícone do UltraVNC na barra de tarefas e em seguida clique em “Install Service” e em seguida reinicie o computador para aplicar as configurações.



OBS.: Por questões de praticidade eu coloquei a pasta UltraVnc no raiz do C:\ para aplicar permissão FULL para todos os usuários. Caso seu UltraVNC apresente algum problema de permissões faça o mesmo.

PROBLEMA: Pra quem usa windows 7 em domínio aí vai uma notícia ruim: O UltraVNC simplesmente desconecta ao fazer logoff do usuário atual. Estou verificando outras soluções e futuramente farei um novo post explicando.

23 de dez. de 2011

Gráfico de Windows 2k3 no Cacti

Vou demonstrar a forma de ativar o serviço SNMP em servidores Windows 2k3, configurar a comunidade a ser utilizada e adicionar os gráficos no Cacti.

>> Windows 2k3

Verifique se o "Serviço SNMP" está ativo em: Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços


Se o serviço já estiver instalado então pode pular o próximo passo, caso contrário vamos instalar o serviço.


Vá em: Painel de Controle > Adicionar ou remover programas > Adicionar/remover componentes do Windows. Procure pela Opção "Ferramentas de gerenciamento e monitoramento" selecione-a e clique no botão "Detalhes..."


Selecione a opção "Simple Network Management Protocol" e clique em Ok.
OBS.: Vai ser pedido o CD de instalação do Win 2k3.


Feito isso, irá aparecer a opção "Serviço SNMP" em Serviços.

Volte para Serviços e entre na opção "Serviço SNMP", lá iremos configurar o SNMP.  Na guia "Agente" Informe Contato e Local da forma como achar mais conveniente, Informei o nome do Adm. Rede em Contato e o nome da rede em Local.


Em seguida vá para a guia "Segurança" e marque a opção "Aceitar pacotes SNMP de qualquer host" e clique no botão "Adicionar..." da opção "Nomes de comunidade aceitos".

OBS.: Marcamos a opção Aceitar SNMP de qualquer host para facilitar o processo em caso de uma futura mudança de IP do servidor Cacti.


Informe o nome da comunidade da forma como achar mais interessante, nesse caso vou criar a comunidade "redelocal" e deixe a opção "Direitos da comunidade" como SOMENTE LEITURA.


Feito isso basta clicar em Ok para confirmar as configurações.


Para ativar as novas configurações precisamos reiniciar o serviço, faça como na imagem abaixo.


>> Cacti

Vamos adicionar o servidor Win 2k3 no Cacti. Vamos acessar a web do Cacti e começar clicando em "Create devices".

Na Caixa Devices, clique em Add


Agora preencha os campos da seguinte forma:

Description: Win 2k3 (Nome do servidor)
Hostname: 192.168.1.2 (IP do servidor)
Host Template: Windows 2000/XP Host
SNMP Version: Version 2
SNMP Community: redelocal (Nome da comunidade configurada no servidor)




Uma vez configurado, o Cacti imediatamente testa o servidor informado e já mostra as informações referentes a ele.


Criado o host, agora vamos criar os gráficos. Clique em "Create Graphs for this Host"


A página que segue já lista os gráficos que pode ser criados para o host selecionado. Agora vamos selecionar os gráficos que vamos querer e em seguida clique no botão "Create"


Agora escolha a cor da legenda usada nos gráficos e clique em "Create"


Criado o Host e seus respectivos gráficos vamos finalizar adicionando-o a árvore de visualização. Clique em "Graph Trees"


Clique em "Default Tree"


Agora vamos adicionar o nosso host, preencha os campos da seguinte forma:

Tree item type: Host
Host: Win 2k3 (Nome do seu servidor)

Clique em Create


Depois de adicionado o nosso Host, ele já irá aparecer na listagem.


Agora é só ir na Guia Graphs no alto da janela e selecionar o seu host que você já verá que os gráficos foram criados. Basta aguardar que a cada 5 minutos o Cacti irá atualizar os seus gráficos.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India