2 de dez. de 2011

Configurando PFSense 2.0

Vamos iniciar configurando as interfaces de rede com suas respectivas configurações de IP:

 No menu de configurações do pfsense, digite 2 (Set interfaces IP address)


Como minha interface WAN já está configurada para DHCP e já pegou IP eu só vou configurar a interface LAN. Digite 2 (LAN)


Agora vou digitar o IP que será utilizado pelo pfsense na rede interna, nesse caso optei por 10.10.10.1


Agora vamos definir o tamanho da máscara de rede na denominação que quantidade de bits, no meu caso vou usar uma máscara de 24 bits (255.255.255.0)


Agora vamos configurar o DHCP na interface LAN, quando ele perguntar se deseja ativar DHCP na LAN, digite 'y'. Logo em seguida ele perguntará o range que será utilizado, primeiro vamos informar qual será o IP de início do range. Nesse caso 10.10.10.10


Agora o sistema pede o IP que irá terminar o range, vamos colocar 10.10.10.100


Pronto, o sistema já informa que para acessar o WebConfigurator você poderá colocar http://10.10.10.1 no browser de qualquer estação que pertencer a rede interna. ENTER para continuar.


A partir de agora todas as configurações serão a partir do WebConfigurator.

11 comentários:

Angelo Sossela disse...

Paulo, no meu PFSense, tenho dois 4 links, 2 WAN e 2 LAN. No WAN nativo, um link dedicado, na LAN nativa a rede interna, na OPT1 um segundo link de WAN, e na OPT2 um link direcionado a um AP de WI-FI. Configurados os IP`s de todos os links, não consigo acessar o WEB atraves nem da LAN, nem da OPT2. Deveria acessar normalmente digitando o IP da interface LAN,estando conectado nela, certo?

Paulo Roberto disse...

Angelo, você precisa liberar no firewall do pfsense o tráfego da rede interna. Não lembro de cabeça (creio que sim) se o pfsense libera qualquer acesso com origem nos endereços da LAN. Dá uma conferida, na dúvida me manda um snapshot das regras.

Angelo Sossela disse...

Paulo, nas duas interfaces WAN tem a regra anti Bogon, na LAN a regra anti lockout, e uma regra padrão de acesso "LAN to any".
Criei uma regra na OPT1 permitindo acesso a WAN, pois não quero que os computadores conectados ao AP da OPT1 tenham acesso a LAN, porem a WI-FI não tem acesso a web ainda.
Não consegui te mandar o print por aqui, qual o seu e-mail?

Paulo Roberto disse...

pauloxmachado at gmail.com

Elton Teixeira disse...

Boa tarde caro Paulo.

Veja se pode me ajudar, tinha um pfsene 1.2.3 na empresa, o squid parou e não voltava por nada, resolvi instalar o 2.0.1, porém não consigo retonar o back up, tentei configurar e o squid para do mesmo modo, e não volta ao estado running nem por reza...
Alguma sugestão amigo?

Abraços.

Elton Teixeira

Paulo Roberto disse...

Elton, você olhou o log pra ver que tipo de erro está acontecendo?

Elton Teixeira disse...

Não consegui identificar o erro no system logs, fiz um clear, depois tente fazer o back up mas só apareceu um linha dizendo sobre kernel...

Paulo Roberto disse...

mande por e-mail para mim o log.

pauloxmachado@gmail.com

brunos disse...

Ola paulo, nao tem nada a ver com o topico, mas poderia me ajudar numa duvida? meu pfsense n bloqueia sites quando colocam https: só bloqueia quando coloca http: , vc sabe como configuro isso?
meu email é
ollieonefoot@hotmail.com
GRATO

Leandro disse...

Olá Paulo,

Onde trabalho, tenho duas empresas distintas mas usam a mesma LAN.

Minha ideia seria por o pfSense com 4 interfaces.

A 1ª e 2ª para meus links WAN (OI e GVT).

A 3ª e 4ª seria configuradas como LAN com faixas de IP diferentes onde ficaria uma pra cada empresa como no exemplo abaixo:

LAN1 > 192.168.1.1 (DHCP ATIVO)
LAN2 > 10.0.0.1 (DHCP ATIVO)

Isso é possível?

Tentei fazer um lab em casa pra testar mas a internet só funciona na LAN1.

Agradeço desde já pela ajuda!

Paulo Roberto disse...

Se só tá funcionando na LAN1 então tá faltando regra default para a LAN2. Dê uma conferida nas suas rotas.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India