3 de fev. de 2012

Gráfico em tempo real de placa de rede no Linux

Depois de tanto pesquisar em sites/blogs de TI achei uma solução muito interessante. É um gráfico de atualização em tempo real da utilização de uma placa de rede no linux. É excelente pra quem tem um firewall controlando seu acesso internet ou mesmo servidores fazendo ponte em um enlace de baixo throughput e é subordinado a um gerente de TI que gosta de monitorar o tráfego dos servidores mas não tem acesso fácil ao shell dos seus servidores.
O gráfico é bem simples e roda pelo apache pegandos dados da utilização da placa que são gerados em /proc.

Link para download >> http://sites.google.com/site/pauloxmachado/arquivos/monitor.tar.gz


No arquivo index.php defina as variáveis:


$iface[0]="eth0";
//$iface[1]="eth1";
//$iface[2]="eth2";


Ajuste-as de acordo com as interfaces que deseja monitorar. Observe que temos declarada somente iface[0] para monitor a placa eth0. eth1. eth2 também estão declaradas mas não vão monitorar porque estão comentadas (// no começo). No arquivo status.php você ajusta a variável "path" com o caminho onde ele vai encontrar o script "get_net_info.sh" (presente no raiz do diretório monitor).

$path="/var/www/monitor";

Basicamente só deixei declarada eth0 para monitoramento e o diretório monitor (resultado da descompactação) foi colocado em /var/www (Meu diretório raiz web)


É necessário que o apache esteja instalado para que funcione, seguindo esses passos agora basta acessar o gráfico pela web do servidor que se deseja monitorar:

http://IP_DO_SERVIDOR/monitor

Esse post foi baseada no tutorial de Kadu Langoni e foi postado no Dicas-L
Link Original: http://www.dicas-l.com.br/arquivo/graficos_de_consumo_de_rede_em_tempo_real.php



0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India